O maravilhoso header é cortesia da Palmier Encoberto. Quem mais?

segunda-feira, abril 22, 2013

Segredos clubísticos

Dito-Cujo é do Sporting.
Não é só um bocadinho do Sporting, nem assim-assim do Sporting, é MESMO do Sporting, com cartão de sócio e lugar no estádio, e cachecóis e camisolas e sofrimento q.b.
Eu sou do Benfica. Não sou sócia, não tenho lugar, não vou ao estádio. Já fui. Mas quando o marido é de outro clube, há logo todo um prazer de adepta praticante que nos é retirado. Vou à bola com quem? Sozinha? Vou beber uma "mines" com os benfiquistas lá do trabalho? Não me parece.
Desde cedo que migalhas vão sendo instruídas para serem do Sporting. Eu, as avós (ambas benfiquistas), as professoras da escola, tudo proibido por Dito-Cujo de incitar à preferência benfiquista.
Quando passamos na 2ª circular no Campo Grande são palmas e vivas dentro do carro, quando passamos em Benfica ouvem-se palavras como "cocó" e "vomitado" e "lixo".
Sempre deixei que se fizesse a campanha pelo clube de Alvalade. O argumento de Dito-Cujo era válido. Se fossem do Sporting iriam à bola com ele mal crescessem mais um bocado, se fossem do Benfica, toda a experiência do estádio lhes estava negada à partida.
E ele até tem conseguido. Com a migalha mais velha, com o migalha pequeno.
O problema está na migalhinha do meio, que sabe-se lá porquê, parece manifestar uma clara preferência pelo clube da mãe. O que para ela é um problema. Sente que se quer agradar verdadeiramente ao pai tem que gritar pelo Sporting, e disfarçar,  tentando evitar que o pai perceba que a sua verdadeira escolha situa-se ali para os lados da Luz. E acreditem, ela sofre verdadeiramente com isso.
Claro que lhes tento dizer aos três que isso não interessa nada, e que o futebol é só um jogo, e que não é importante, mas com Dito-Cujo a fingir que chora e a dizer que não a leva à bola, a coisa torna-se mais difícil de gerir.
E então há sempre muitos segredos. Segredinhos entre mim e ela. Segredinhos que ela pensa serem só nossos.
Claro que a irmã já topou o teor dos segredos e já foi armada em queixinhas dizer ao pai que ela é do Benfica (a minha inquisidora mor).
Mas não há nada a fazer. A minha migalhinha quer ser do Benfica. E acho que até fica aliviada quando acha que o pai sabe e já não vai ter que continuar a carregar este fardo horrível que a obriga a gritar "viva" quando passa ao lado estádio de Alvalade.
Coitada, como eu a compreendo. Bater palminhas ao Sporting é o mesmo que levar dois murros no estomâgo seguido de um pontapé nos testículos que não tenho. Doi comó caraças.
E viva o Benfica.

1 comentário:

  1. Bom, eu sou sportinguista e o meu marido é benfiquista e somos os dois...vá...cegos pelo nosso clube pois, claro está, somos anti o clube um do outro. Com o nascimento de uma menina (e visto que os avós maternos e paternos são do sporting), o meu marido disse que ela "até podia ser do sporting, pois é um clube de meninas" (sem comentários!). Mas, para evitar grandes dramas no futuro, optámos por incentivá-la a gostar de...rugby.

    ResponderEliminar

Comenta, não pagas nada e eu fico toda contente